Peruíbe Geografia

Peruíbe Geografia

Peruíbe Geografia

A altitude média do município de Peruíbe é de 5,884 metros. A altitude dos pontos mais altos da região é de 72 a 1.372 metros.  
 
Nome Altitude (em metros) Três Pontas 1.372

Ponta do Parnapoa 508

Pico dos Itatins 500

Morro do Itu 359

Morro do Guatiaia 359

Morro do Maceno 300

Ponta do Guaraú 287

Morro da Pescaria 100

Morro dos Prados 77

Morro Vatrapuã 72

Fonte: Prefeitura Municipal de Peruíbe, 2018). 
 
Há, no território de Peruíbe, oito ilhas e uma laje marinha espalhadas na faixa costeira espalhadas na faixa costeira. Destas, sobressai-se a Ilha da Queimada Grande ou “Ilha das Cobras”, que além de ser um excelente atrativo para mergulho submarino (pois há dois navios afundados na área), também se constitui em um excelente recurso para o turismo em geral. Um dos maiores problemas para a utilização turística das ilhas refere-se à legislação, pois muitas se encontram em áreas das Unidades de Conservação. Ao mesmo tempo, muitas delas já apresentam exploração turística, sendo necessárias, portanto, medidas de prevenção e direcionamento da atividade. 


 Das praias existentes em Peruíbe, oito encontram-se no interior do Mosaico de Unidades de Conservação da Juréia-Itatins, com condições de utilização para o Turismo, Educação Ambiental e Pesquisa, sendo consideradas pelos habitantes e visitantes do município como as mais bonitas e de águas mais limpas.

Há quatro praias situadas na divisa com a Área de Preservação, sendo muito frequentadas durante o verão, apresentando, por este motivo, problemas de acesso e trafegabilidade neste período. A praia do Índio e a praia do Sernambi são as mais preservadas, não tendo nenhuma edificação e pouco impacto visual. A praia do Sernambi é a menor praia do mundo ranqueada pelo Guiness Book e já há projeto aprovado pelo Conselho Municipal de Turismo para estruturar sua visitação.

 As praias situadas na área urbana apresentam características diferentes quanto à sua ocupação e, portanto, quanto ao estado de preservação da área de entorno. São as que possuem maior visitação, recebendo o fluxo turístico caracterizado como de massa durante a alta temporada, estando mais sujeitas à pressão do crescimento da cidade.  

Das Cachoeiras, Poços e Corredeira, a Corredeiras do Perequê é a que recebe maior fluxo de visitantes. A mais conhecida e procurada, porém, é a Cachoeira do Paraíso que tem visitação controlada, com acesso apenas a 270 pessoas por dia. Das demais, a Cachoeira das Antas está situada nos limites do Bairro do Guaraú e sua visitação é monitorada já que está em propriedade particular; e outras três (Poço Azul, Cachoeira do Rio do Ouro e Cachoeira Mobel) no Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Itariru. Todas possuem acesso e já apresentam alguma visitação no período da alta temporada, não dispondo a maioria delas, entretanto, de nenhuma infraestrutura básica e de apoio necessária à implantação no local da atividade turística.  

A Cachoeira do Vilão, também tem grande apelo turístico, mas sua visitação deve ser totalmente ordenada pois vem sofrendo impacto muito grande com de poluição por trabalhos religiosos. 
 



Publicidade
Mídias Sociais
Tempo em Peruíbe
PERUÍBE WEATHER
Publicidade
Update cookies preferences